Colabore

Nossa Equipe

.

Barbara Schmidt Rahmer

                           

Vice Presidente

Barbara Schmidt Rahmer

Barbara Schmidt-Rahmer,  Diretora Vice-Presidente no período 2023-2025, é empreendedora social que liderou a criação do Vencer Juntos, programa da Esquel que promove o empreendedorismo comunitário, economia solidária e o fomento de Fundos Rotativos Solidários em comunidades de baixa renda no interior da Região Nordeste e norte de Minas Gerais.  Barbara se tornou uma das mais reconhecidas especialistas no Brasil no campo dos fundos rotativos e das finanças solidárias. Antes de vir para o Brasil, Barbara, cidadã da Alemanha, ocupou cargos na PricewaterhouseCoopers em Boston e Frankfurt, UNICEF (Brasília e Nova Iorque) e Fundação Ford (Cidade do México). Barbara se formou com mestrado em administração de empresas (MBA) na Harvard Business School e mestrado em Relações Internacionais na Universidade Yale nos Estados Unidos.

+55 61 98124 7044

Cristina Rocha Gusmão

                           

Diretora

Cristina Rocha Gusmão

Cristina Gusmão, Diretora para o período 2023-2025, atua na área de projetos sociais, com ampla experiência na gestão e formação de equipes, além de ser militante na área de economia solidária. Desde 2014, exerce a função de Coordenadora Adjunta da Rede Vencer Juntos. Ingressou na Fundação Esquel em 2011, coordenando iniciativas na área de economia solidária até 2021. Reconhecida como especialista no campo, foi eleita Conselheira no Conselho Estadual de Economia Solidária do Ceará. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de SP e pós-graduada em Energias Renováveis, Cristina também atuou na Caritas Brasileira e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Fortaleza. Nos últimos anos, trabalhou como coordenadora Territorial de diálogo socioinstitucional, analista de responsabilidade social, lidando com os impactos do rompimento das barragens em Minas Gerais e, atualmente, é consultora da área de Responsabilidade Social da Petrobras na Região Norte/Nordeste

Lincoln Avelino de Barros

                           

Diretor-Presidente

Lincoln Avelino de Barros

Lincoln Barros é o atual Diretor-Presidente. É Mestre em Administração Pública e Licenciado em Filosofia. Foi consultor em programas de desenvolvimento local e regional e em análise social de projetos financiados pelo BID e Banco Mundial, tendo trabalhado longos anos na administração pública nas áreas de planejamento e de informática e como consultor em planejamento, desenvolvimento e gestão de sistemas de informação.  É o representante da Fundação no CONFOCO – Conselho Nacional de Fomento e Colaboração, da Secretaria Geral da Presidência da República.

Rubens Harry Born

                           

Diretor

Rubens Harry Born

Rubens Born é Diretor para o período 2023-2025, Pesquisador e colaborador da área de Meio Ambiente, Sociedade e Políticas Públicas da ESQUEL; membro do Comitê Gestor do Movimento Escazú Brasil; Presidente do Conselho Diretor do IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor; membro da coordenação do FBOMS – Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento e Meio Ambiente e foi seu representante no Comitê Gestor do Fundo Nacional de Mudanças do Clima. Atua nas áreas de acordos multilaterais (desde 1989) e políticas nacionais em direitos humanos socioambientais (desde 1978). É Conselheiro (desde maio de 2023) do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente e integrante de sua Câmara Técnica de Justiça Climática.

Engenheiro civil com especialização em engenharia ambiental, mestre e doutor em Saúde Pública e Ambiental pela Universidade de São Paulo; advogado com curso de pós graduação lato senso em direito constitucional.

Silvio Rocha Sant'Ana

                           

Superintendente

Silvio Rocha Sant'Ana

Silvio Sant’Ana, Superintendente no período 2023-2025, é fundador da Esquel e vem atuando na direção da entidade desde 1989. A partir da organização pela Esquel da ICID 1992 – Conferência Internacional sobre Variações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável em Fortaleza, Silvio se tornou um dos reconhecidos especialistas em políticas públicas de convivência com o semiárido e combate à desertificação. Teve um papel estratégico na elaboração da proposta para o Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (P1MC), na criação da ASA Brasil e na elaboração do primeiro Plano Nacional de Combate à Desertificação. A participação da sociedade civil organizada na promoção do desenvolvimento socioambiental sustentável é outra área de expertise: Silvio se destacou na elaboração da Lei das OSCIPs e na criação do MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e continua ativo na Plataforma MROSC. Mestre em desenvolvimento rural pela Universidade de Paris Sorbonne, Silvio trabalhou na OEA – Organização dos Estados Americanos e foi consultor do Banco Mundial, Banco Interamericano e PNUD.