Colabore

Quem Somos

A Fundação Grupo Esquel Brasil – Esquel Brasil – é integrante de uma rede internacional de instituições não governamentais, autônomas, voltadas à reflexão sobre a democracia para a superação dos problemas de pobreza e desigualdades sociais na América Latina.

O trabalho realizado nos últimos anos consolida a Esquel Brasil como centro de produção e disseminação de conhecimentos em áreas estratégicas para o Desenvolvimento Sustentável e, com certeza, nada disso seria possível sem a participação das parcerias, contando com o apoio de cada um e o privilégio de atuar juntos na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igualitária e mais solidária.

track_changesMissão

Apoiar e desenvolver soluções para uma nova sociedade plenamente democrática, solidária e socioambientalmente sustentável, produzindo e disseminando conhecimentos e informação estratégica, oferecendo cooperação técnico-política ao trabalho das organizações da sociedade civil e a projetos comunitários com tecnologias sociais inovadoras.

emoji_objectsVisão

Ser um instrumento na construção de um Brasil que supera a pobreza, celebra a diversidade, respeita a vida e promove a integridade e resiliência ecológica do planeta, comprometido com a democracia plena e com o protagonismo da sociedade civil organizada.

gradeValores

Transparência
Solidariedade
Ética
Direitos Humanos

NossaHistória

A ideia de criar o Grupo Esquel surgiu no final dos anos 70, entre amigos e companheiros de exílio com o desejo de contribuir com o desenvolvimento sustentável e solidário da América Latina. Seu nome é uma referência à cidade de Esquel no sul da Patagônia, escolhido para simbolizar o objetivo do grupo, de valorizar e potencializar uma visão do mundo a partir do Sul.

Os fundadores do Grupo Esquel se inspiraram no Relatório da Comissão de Brundtland – Nosso Futuro Comum (Our Common Future), primeiro relatório global das Nações Unidas publicado em 1987, introduzindo o conceito do desenvolvimento sustentável que requer combinar erradicação da pobreza, redistribuição da riqueza, equidade de gênero e proteção/preservação do meio ambiente, com crescimento econômico para garantir uma vida digna das futuras gerações.

No Brasil a Fundação Grupo Esquel Brasil foi formalmente constituída em 1989. Reconhecendo que a Região Nordeste é onde se concentram dois dos grandes desafios do desenvolvimento sustentável, a extrema pobreza e a degradação do meio ambiente (não amplamente reconhecida ainda na época, quando o foco das políticas era o combate à seca), a Fundação Esquel assume a Região Nordeste como foco geográfico de seu trabalho.

Esquel é uma organização que tem no seu currículo contribuições importantes para temas estratégicos do desenvolvimento sustentável do Brasil durante estes mais de 30 anos, os principais citados a seguir.

(1) Ajudou a pautar em 1990 o tema da mudança climática e a ameaça da desertificação no semiárido brasileiro;

(2) Foi sócia fundadora do GIFE e membro do seu Conselho de Ética e Fiscal;

(3) Teve papel estratégico na elaboração do Projeto de Lei que introduziu a OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público;

(4) Foi uma das principais autoras do PAN – Plano Nacional de Combate à Desertificação;

(5) Contribuiu para a construção da ASA –Articulação do Semiárido Brasileiro e ficou à frente da elaboração do plano operacional para o P1MC – Programa Um Milhão de Cisternas no Semiárido, que se tornou uma política pública premiada internacionalmente e que transformou a realidade do semiárido;

(6) Atuou durante mais de 20 anos como assessora estratégica da Pastoral da Criança, uma das maiores e bem sucedidas iniciativas da sociedade civil em prol da criança 0-6 anos;

(7) Há décadas, a FGEB participa do FBOMS – Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, uma ampla aliança de organizações e movimentos sociais do Brasil, criada em 1990, tendo abrigado a Secretaria Executiva do FBOMS e integrado a Coordenação Nacional do FBOMS.

(8) A Fundação Esquel se tornou referência na tecnologia social dos Fundos Rotativos Solidários – FRS, tendo atuado a partir de 2003 com o Programa “Vencer Juntos” de apoio a projetos produtivos de geração de renda e fomento de FRS, inicialmente em parceria com a Pastoral da Criança, chegando a fomentar mais de 800 empreendimentos de economia solidária e 11 FRS até 2018. A metodologia Vencer Juntos foi certificada como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil em 2013.

(9) É criadora e uma das principais organizações à frente da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para a relação entre governo e sociedade civil.