Entendemos que o desenvolvimento sustentável não ocorrerá sem a existência de um capital social consolidado, uma sociedade civil forte e ativa.

Por esta razão, a FGEB vem, desde 1991, trabalhando sobre a temática do Fortalecimento do Terceiro Setor, centrada sobre três aspectos fundamentais: Marco Legal para o chamado Terceiro Setor, Capacitação Técnica e Administrativa de entidades e sobre os temas ligados à Sustentabilidade Financeira das entidades, especificamente nos temas ligados à filantropia empresarial e privada.

O fenômeno da expansão do Setor Sem Fins Lucrativos, ou Terceiro Setor, é algo extremamente novo na sociedade brasileira.

A FGEB acredita que o diagnóstico preciso sobre o desenvolvimento e formas de atuação deste setor representa um importante passo na abertura de um canal de diálogo e cooperação entre os diversos setores da sociedade e conseqüente melhoria de sua relação com o Estado para o estabelecimento de parcerias que promovam o desenvolvimento social.

O trabalho realizado sobre esta temática foi formulado de modo a combinar atividades de pesquisa e "advocacy" que estimulem, dentro das linhas de ação da FGEB, o surgimento e a sustentabilidade de grupos da sociedade civil engajados na promoção de desenvolvimento do país.

As atividades de pesquisa são inter-relacionadas, possibilitando um grande intercâmbio de informações e a maximização de recursos. Além de propiciarem a participação de uma equipe multidisciplinar nas áreas de Ciência Política, Economia e Direito.

É importante ressaltar, que grande parte das dificuldades em se realizar estudos nesta área se devem aos altos custos e à dispersão dos dados e informações sobre o Setor Sem Fins Lucrativos entre várias agências governamentais e não-governamentais.

Neste sentido, a FGEB juntamente com outras organizações que realizam trabalhos neste campo é pioneira em despertar o interesse do governo e ampliar os canais de participação e implementação de políticas públicas, assim como aumentar a visibilidade do Setor sem Fins Lucrativos no país.